Notícias

Parceria médica importante possibilita acesso a cirurgia robótica para tratamento de pacientes com câncer de próstata atendidos no Amazonas

Publicada em: 08/08/2017

Desde 2014, pacientes do Amazonas com diagnóstico de câncer de próstata localizado têm acesso a cirurgia robótica graças ao convênio firmado entre o Prof. Dr. Cristiano Paiva (Urocentro Manaus) e o Prof. Dr. Cássio Andreoni (Hospital Israelita Albert Einstein).

Figura 1 – Dr. Cássio Andreoni e Dr. Cristiano Paiva no centro cirúrgico do hospital Albert Einstein durante a cirurgia de um dos pacientes atendidos em Manaus.

Os pacientes são operados e acompanhados pela dupla de cirurgiões que depois da alta em São Paulo, são devidamente acompanhados em Manaus garantindo segurança e ótimos resultados em todos os períodos do tratamento robótico. Os dois falam das vantagens da cirurgia robótica e da importância do convênio Manaus-São Paulo.

Figura 2 – Momento da realização da cirurgia.

O sistema da Vinci é a segunda geração de robôs a entrar no país tornando as cirurgias para próstata mais confortáveis por serem feitas por pequenos orifícios na pele sendo os maiores de 1 cm associando imagens de alta definição em 3D e movimentos refinados dos braços robóticos além de comodidade para o cirurgião que realiza o procedimento, diz o Dr. Cristiano, uma das principais referências da técnica robótica no Amazonas.
“ A primeira geração foi o braço cirúrgico único denominado AESOP (Automated Endoscopic System for Optical Positioning), importado na década de 90, usado como auxiliar para movimentação da câmera laparoscópica, nada comparado ao sistema da Vinci que apresenta 4 braços robóticos para realização da cirurgia sendo um destinado para microcâmera de alta definição. Tive a felicidade que acompanhar toda essa evolução enquanto estive na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP realizando meu Doutorado e treinamento em cirurgia minimamente invasiva sob a orientação do Prof. Cássio e por isso sou um entusiasta quanto a técnica robótica “. O urologista amazonense Cristiano Paiva que também coordena o projeto junto a FAPEAM e Fundação CECON que prevê a chegada desta tecnologia em nosso estado que permitirá acesso a pacientes da rede pública e privada ao tratamento pela técnica robótica.

Figura 3 – Dr. Cristiano no console da plataforma robótica da Vinci Si no centro cirúrgico do Hospital Israelita Albert Einstein.

O Dr. Cássio Andreoni explica que o cirurgião controla o equipamento por meio de um “console”, onde realiza os movimentos e vê imagens em três dimensões. Na laparoscopia tradicional, a tela só apresenta imagens em duas dimensões. O robô acopla grandes auxílios ao cirurgião e vem facilitar a cirurgia laparoscópica. Além disso, tem a vantagem de não tremer, garantindo precisão aos movimentos. Como os movimentos feitos pelo cirurgião no “console” podem ser programados para reprodução em menor escala pelo robô, o corte a ser feito nessa operação pode ser menor e mais preciso.

Figura 4 – Bracos robóticos já posicionados em campo cirúrgico para serem controlados pelo cirurgião posicionado no console da plataforma robótica da Vinci Si.

Apesar de a primeira cirurgia ser de endometriose, o procedimento mais consagrado com o uso do Da Vinci é a cirurgia para o câncer de próstata. O renomado Urologista do Hospital Albert Einstein diz que especialmente nesse tipo de operação há reais benefícios quando comparado a  a laparoscopia simples e a cirurgia aberta convencional. “Você passa a ter não só o benefício de um procedimento minimamente invasivo, mas com uma visão melhor. A cirurgia de próstata muitas vezes afeta a potência sexual por causar lesão nos nervos. Com o robô, não só a capacidade de movimentação, mas também a visualização ajudam a preservar os nervos que são estruturas delicadas”, afirma o cirurgião que tem uma das maiores casuísticas de cirurgia robótica para o tratamento do câncer da próstata no Brasil.

O dois urologistas que já operaram diversos pacientes amazonenses no Albert Einstein com ótimos resultados desde 2014, destacam a importância de um acompanhamento conjunto em todos os momentos da cirurgia garantindo todas as vantagens do procedimento robótico, especialmente no que se refere a preservação da potência sexual e a recuperação precoce dos pacientes.

Contatos – UROCENTRO  – 3213-4515, 3302-6650 e 99255-0753.

Todos os direitos reservados
® 2017